:::: MENU ::::

Guia de migração do Firebird 3.0 de Carlos Cantu

  • jun 06 / 2016
  • 1
Firebird 3.0
Notícias

Guia de migração do Firebird 3.0 de Carlos Cantu

 
Dificuldade    

Com muitas melhorias de desempenho, segurança e recursos SQL, o banco de dados de código-fonte aberto e totalmente gratuito, o SGDBR Free mais conhecido por desenvolvedores Delphi, teve sua versão 3.0 lançada no último dia 16 de Abril. O Firebird 3.0 vinha sendo há muito esperado pela comunidade devido a alguns atrasos e mudanças de agenda de lançamento. O FB 3.0 não é só uma evolução do banco de dados, segundo os desenvolvedores, a nova versão traz inúmeras atualizações, melhorias, ajustes de performance entre outros recursos.

Carlos Cantu, especialista em Firebird e principal nome no Brasil, escreveu um guia de migração para FB 3. E por que um guia de migração?


Guia de Migração Firebird 3.0

Assim como mencionado anteriormente, o FB3 não é só uma simples evolução do banco de dados. FB3 foi totalmente restruturado de maneira que a migração de versões anteriores para ele precisam de uma atenção a mais.

O Firebird 3 traz inúmeras novidades, como o tão aguardado suporte total a SMP no SuperServer, criptografia no tráfego da rede e da base de dados, usuários locais na base de dados, melhorias no protocolo de comunicação, além de diversos novos recursos em diferentes áreas do SGBD. Tudo isso acabou fazendo com que o processo de migração de uma versão prévia do Firebird, não seja tão fácil como foi nas versões anteriores, onde, basicamente, era necessário apenas a troca do Firebird, ou, quando muito, um backup/restore da base de dados. Diz Carlos Cantu em seu livro.

Por essas e muitas outras razões, é altamente recomendável que se planeje antes com bastante calma, a migração para esse novíssimo banco de dados. Carlos Cantu, com a colaboração de mais de 200 empresas e desenvolvedores individuais que contribuíram financeiramente para viabilizar o projeto, escreveu então o Guia de Migração para Firebird 3.0. Nós da TDevRocks recebemos o livro para avaliar e dar o nosso feedback a respeito da obra.

Cantù trabalha há anos com a ferramenta e sem dúvida nenhuma é a melhor pessoa para nos trazer todos os macetes, dicas, truques, e todo tipo de informação para concluir a migração com certeza de que tudo dará certo.

Carlos Cantu prestou um grande serviço à Comunidade Firebird explicando – em termos claros e precisos – como migrar aplicações existentes para o Firebird 3. Carlos trabalha ativamente com o Firebird desde seu lançamento, tendo lançado dois livros e escrito dezenas de artigos sobre Firebird ao longo dos anos, completou Ann Harrison.

Nós lemos o livro e ficamos muito contentes em ver a qualidade e riqueza de detalhes em cada parágrafo e tópico da obra. Carlos vai a fundo nas especificações e revela tudo que é necessário para se efetuar uma migração de versão concisa e sem dores de cabeça.

A obra não substitui, claro, o Release Notes escrito pela própria equipe do FB, mas sem dúvida nenhuma introduz os usuários novos e os mais experientes aos novos recuros da versão o que é indispensável.

Para adquirir o livro basta acessae página de aquisição.


Firebird Developers Day 2016

Aproveitamos para convidar, em nome de Carlos Cantu e da equipe da Firebase, todos os nossos leitores a participar do 13o. Firebird Developers Day que acontece na cidade de Piracicaba no interior de São Paulo. O evento ocorrerá em 09 de Julho e contará com diversas palestras de altíssima qualidade além, é claro, de contar com a presença dos desenvolvedores do Firebird.

A TDevRocks já esteve várias vezes no evento, como no ano passado quando fizemos a cobertura e relatório final sobre o que vimos lá. Caso tenha interesse, ainda dá tempo de inscrever-se.


Agradecimentos

Nós gostaríamos de agradecer publicamente ao Carlos Cantu por nos ter enviado e o livro e nos convidado a dar nossa opinião sobre a obra. Estamos muito contentes em poder contribuir de alguma forma. Desejamos sucesso e estamos à disposição da comunidade Firebird e Delphi.

One Comment

[Fale Conosco] Contato